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5 estratégias para melhorar a experiência do cliente e evitar atrasos nos pagamentos

12/Jul/2023



A inadimplência pode ser um grande problema para as empresas, e isso é uma questão que atinge também o fluxo de caixa, prejudicando diretamente o negócio — tanto financeiramente como na imagem diante do mercado. Os pagamentos atrasados podem comprometer a saúde financeira da empresa, como o acerto das despesas fixas e o pagamento dos colaboradores.

Segundo informações da Serasa deste ano, são 69,43 milhões de pessoas por ano com nome restrito. O endividamento alcançou o maior nível já registrado: 77,9% da população. Esses dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ainda de acordo com a Serasa, a inflação e os juros altos são dois pontos que contribuem fortemente para o aumento de inadimplentes no País.

A pergunta que você deve estar se fazendo é: Como evitar o atraso nos pagamentos? É isso que vamos esclarecer hoje, além de trazer estratégias para melhorar a experiência do cliente. Primeiramente, antes de conferir essas estratégias, é preciso entender o porquê do atraso de pagamentos, buscar compreender o cenário da perspectiva do cliente e o seu perfil, tendo claro os tipos de inadimplentes, pois é com esse entendimento que conseguiremos ser mais assertivos na abordagem. A seguir, confira alguns motivos para seu cliente deixar o prazo de pagamento passar.

Por que o cliente atrasa o pagamento?

Esquecimento: esse é um dos maiores motivos para o cliente deixar passar a data do pagamento do serviço;

Falta de planejamento: por conta da falta de pagamento, o prazo para acertar as contas pode ter ficado apertado, levando o cliente à inadimplência;

Insatisfação: um cliente insatisfeito também pode ser motivo para o atraso no pagamento.

Esses são apenas três motivos, mas é necessário considerar diversos outros fatores; é por isso que dizemos que é preciso entender o cenário de cada caso individualmente. A seguir, pontuamos algumas ações para realizar a cobrança e aumentar a porcentagem de recebimentos na sua empresa.

Ações de cobrança para aplicar no seu negócio

Enviar lembretes: esse é o primeiro passo — o mais simples, mas muito eficiente! Como vimos, o esquecimento é um dos grandes fatores que levam o cliente a não realizar o pagamento, por isso a primeira ação é enviar lembretes. Isso pode ser feito por meio de e-mails, notificações no seu app — caso você tenha um aplicativo da sua empresa — ou pelo WhatsApp.

Apresentar oportunidades de pagamento: tente entender a dificuldade do seu cliente e, diante disso, mostre a ele que você está aqui para ajudá-lo a encontrar a solução. Acredite, isso faz a diferença também no relacionamento mais adiante. Para facilitar o pagamento, você pode disponibilizar outras formas além do boleto bancário, como cartão de crédito.

Automatizar o processo: com a automatização de processos você evita perda de tempo e de recursos. Conte com empresas especializadas para ter um fluxo de cobrança automático e personalizado. É possível ainda gerar documentos e gerenciar notas fiscais eletrônicas.

Use um script de cobrança: um roteiro bem montado e estruturado facilita e muito a tarefa de cobrança, contribuindo para uma conversa amigável, sem causar atritos no relacionamento com o seu cliente.

Ao aliar essas dicas de cobrança com estratégias bem definidas você aumenta as suas chances de recuperação de créditos. Para isso, contar com a Consulth é fundamental para obter melhores resultados, já que fazem parte da nossa equipe profissionais com expertise em diferentes abordagens e perfis de clientes.

Confira algumas estratégias que fazem a diferença tanto na recuperação de valores como ao oferecer uma experiência ainda melhor ao seu cliente.

Estratégias da Consulth para aumentar a recuperação de créditos

Cobrança preventiva: recebimento de crédito antes da data do vencimento. Uma forma de prevenção e inibição ao atraso dos pagamentos. Cobrança extrajudicial: cobrança por meio de acordo, realizada por equipe sênior, altamente qualificada para atingir as melhores negociações para a sua empresa. Cobrança personalizada: realizada por meio de abordagem personalizada e por negociador com perfil específico, de acordo com as particularidades e necessidades de cada cliente. Estrutura automatizada: contamos com estrutura 100% informatizada e equipe multidisciplinar altamente qualificada e experiente, o que nos permite oferecer soluções inovadoras para os processos de cobrança e atuar em sintonia com o setor de contas a receber da sua empresa, facilitando a gestão dos títulos e agilizando as negociações. Gestão eficiente: a equipe da Consulth tem uma gestão de cobrança eficiente, com etapas e estratégias bem definidas, tendo em mente as particularidades de cada cliente.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para o seu negócio!

Conte com a Consulth para simplificar e agilizar todas as etapas da cobrança, garantindo resultados ainda mais satisfatórios para o seu negócio! Fale com a gente e saiba mais sobre as nossas estratégias e soluções! Acesse nosso blog e acompanhe outras dicas e informações relevantes para manter sua empresa prosperando e seus clientes satisfeitos!


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


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