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Como fazer a cobrança de inadimplentes da melhor maneira?

31/Oct/2022



Não importa o seu tamanho: toda empresa vivencia o problema de clientes inadimplentes. Por isso, as cobranças legais dos débitos em atraso são uma prática que acaba fazendo parte da rotina de qualquer negócio. É essencial conhecer estratégias para lidar com esse tipo de cliente, garantindo ações eficazes no processo de cobrança!

Neste conteúdo, você conhecerá alguns perfis de clientes inadimplentes, os erros que devem ser evitados na hora da cobrança e qual o melhor momento para iniciar a conversa com o cliente devedor.

Primeiramente, é preciso entender a importância de uma gestão eficiente de cobrança — já que a inadimplência impacta diretamente na saúde da empresa! Sem um controle efetivo sobre os pagamentos em aberto, a tendência é que as dívidas dos clientes aumentem, refletindo na receita da empresa e, consequentemente, no planejamento e crescimento da organização — pois o fluxo de caixa estará sem capital suficiente ou até mesmo negativo para arcar com suas próprias obrigações financeiras.

É por isso que, com uma equipe estruturada e uma gestão eficiente de cobrança, é possível fazer a cobrança de inadimplentes com sucesso e assim melhorar a recuperação do crédito! As empresas podem delegar a função de cobrança para setores específicos, mas, sendo esse um assunto delicado, é melhor decidir pela contratação de empresas terceirizadas de cobrança, como a Consulth, especializadas em lidar com os débitos e dívidas dos clientes inadimplentes, seja qual for o perfil deles.

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Quais são os tipos de clientes inadimplentes?

Devedor ocasional: ele busca manter as contas em ordem, mas por motivos pontuais, como a perda de um emprego ou uma dívida inesperada, pode ficar inadimplente. É o perfil com o qual se deve ter mais compreensão e flexibilidade, afinal de contas, imprevistos acontecem!

Desorganizado: ele não chega a ter problemas financeiros, mas pode atrasar pagamentos por falta de um planejamento ou simplesmente por esquecer os prazos. É mais fácil de lidar, realizando a quitação da dívida logo na primeira negociação, que costuma ser sempre com juros.

Devedor negligente: as negociações com esse tipo de perfil costumam ser mais complexas, pois ele não mantém uma vida financeira organizada, comprando mais do que realmente pode pagar no momento. É um perfil de risco, capaz de manter a inadimplência por tempo indeterminado.

Mau pagador: é o perfil mais difícil, justamente por estar acostumado com as cobranças e por não se preocupar com elas. Deve ser abordado com uma comunicação firme e incisiva e, em alguns casos, deve ser encaminhado judicialmente.

Conhecer cada um desses perfis é imprescindível para que a cobrança legal seja efetiva, já que se deve agir de acordo com a personalidade de cada devedor. Com o primeiro e o segundo perfis, a abordagem pode ser mais amena, prezando o bom relacionamento. A partir do terceiro, a comunicação precisa ser firme. Para o mau pagador, o diálogo precisa ser objetivo, apresentando todas as complicações jurídicas que a inadimplência pode provocar para ele.

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Quando iniciar a cobrança de inadimplentes?

Quanto mais tempo você levar para começar a cobrança, mais difícil será o recebimento. Um dos principais motivos disso é que a compra ainda está “fresca” na cabeça do cliente, então fica mais fácil provar para o inadimplente que o valor é devido.

Além disso, quanto mais tempo passa, maior será o valor do débito, devido aos encargos relacionados. Apesar de os acordos facilitarem o pagamento, muitas vezes eles podem ser inviáveis para a empresa, já que ela não receberá o valor integral da dívida. Por isso, é importante fazer acordos que favoreçam ambas as partes: a regra é saber negociar!

Não se deve ter receio do cobrar — o ato pode ser uma situação desconfortável, mas é importante não deixar isso transparecer para o cliente inadimplente. É preciso agir naturalmente e mostrar segurança no que você comunica, além de se mostrar interessado em entender o que aconteceu para que a dívida fosse gerada.

Para tentar evitar a inadimplência, também é importante lembrar os clientes antes do vencimento — uma dica preventiva e estratégica que deve ser adotada pela empresa como uma prática de rotina.

A terceirização é algo que auxilia a sua empresa a iniciar a cobrança sem demora, agilizando os processos e garantindo que a inadimplência seja resolvida da maneira mais justa!

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Conheça os erros que devem ser evitados na hora da cobrança

Mesmo que a inadimplência afete o planejamento financeiro da empresa, não se deve adotar medidas que ultrapassem a legalidade ou até mesmo as boas práticas recomendadas pelos especialistas em cobrança. A seguir, listamos alguns erros que devem ser evitados:

Fazer ameaças ou constranger o cliente inadimplente: o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor determina que a cobrança de clientes não pode expor os consumidores a qualquer tipo de ameaça ou constrangimento. Essa prática leva à imposição de multas ou até mesmo detenção para o responsável pela ação.

Desrespeitar os direitos do consumidor: outros exemplos que caracterizam discordância com a legislação do Código de Defesa do Consumidor incluem recorrer à linguagem inadequada durante a abordagem de cobrança e a invenção de taxas e juros inexistentes para coagir o devedor a pagar a dívida. Tudo isso fere a ética da empresa e diminui sua integridade no mercado.

Não ter uma estratégia de gestão de cobrança: se você não tiver um planejamento de todas as etapas da cobrança, ficará ainda mais difícil recuperar o crédito devido! Definir critérios para negociação, formalizar propostas de pagamento, estabelecer prazo para contato com o cliente e definir os casos que serão encaminhados para cobrança judicial são práticas que otimizam os processos e trazem melhores resultados para seu negócio.

A regra para a cobrança de inadimplentes é ter uma comunicação adequada com cada perfil de cliente, ter um planejamento organizado das etapas de cobrança e adotar medidas que ajudem a prevenir ou lidar com a inadimplência. Oferecer meios de pagamento viáveis sempre deve ser considerado, principalmente se seu cliente estiver passando por alguma dificuldade financeira.

Pode contar com a Consulth para agilizar e simplificar os seus processos de cobrança!


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


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