Blog

Cobrança extrajudicial e judicial: entenda a diferença

04/Oct/2018



Cobrar clientes inadimplentes pode ser uma tarefa complicada, mas existem duas formas de fazer essa recuperação de seus títulos: cobrança extrajudicial e cobrança judicial.

A cobrança extrajudicial é uma forma de evitar conflitos e resolver de maneira amigável, por isso, são oferecidas oportunidades de quitação do débito por parcelamento ou pagamento integral. Além disso, também é comum empresas relevarem algumas parcelas ou darem desconto do valor total. Essa abordagem serve para recuperar o seu crédito de forma geral, não só de uma dívida.

Apesar de a cobrança extrajudicial ser a opção mais rápida, nem sempre é possível resolver com uma abordagem amigável e, nesses casos, a cobrança judicial é necessária. As condições de pagamento não são facilitadas, o que torna ainda mais complicado para o cliente devedor. São feitas diversas tentativas a partir de mensagens, ligações ou e-mails. Após seis meses sem sucesso, a cobrança é feita por intermédio de advogados.

Para garantir o sucesso na recuperação de títulos, é importante contar com negociadores e pesquisadores experientes. Será que é o momento certo para terceirizar a cobrança empresarial? Descubra aqui.


Por: Equipe Consulth


Compartilhe: