Recuperação de títulos Saiba como a Consulth pode te ajudar no momento da cobrança
04/Jul/2018
Chegou o momento da cobrança, que por vezes é considerada a parte mais desagradável e delicada em um relacionamento com o cliente. É preciso ser educado e gentil, para não perder a confiança que você conquistou. Por isso, a Consulth conta com profissionais preparados para lidar com situações como essa. Diferentes perfis de negociadores agem em um plano de ações específico, de acordo com o perfil do cliente, do devedor e da dívida.
Quando lidamos com pessoas temos que nos lembrar de dois pontos principais:
- Elas são diferentes e reagem de maneiras diferentes;
- Elas ficam mais à vontade quando se sentem compreendidas.
Por isso, cada abordagem deve ser feita de maneira diferente e o plano definido deve ser seguido até que a dívida seja recebida. Isso inclui, se necessário, esgotar todos os métodos de cobrança, desde chamadas simples, até o envolvimento do setor jurídico da empresa.
Para a recuperação de títulos é preciso estabelecer, desde o início, o processo de cobrança. Uma dica é registrar por meio de um passo a passo, por exemplo, já definindo com que frequência e canais serão realizados a comunicação com o cliente.
Esses passos são conhecidos como etapas de uma régua de cobrança. Destacamos os processos que fazem parte desta metodologia:
Lembrar o cliente do pagamento Os motivos podem ser vários para a conta não ser paga no prazo: a pessoa responsável é nova na empresa; a conta passou despercebida ou foi apenas esquecimento. Por isso, o cliente, antes de tudo, precisa ser lembrado da cobrança. Uma opção é usar um sistema automático que envia a cobrança dez dias antes do pagamento, avisando o cliente quanto ao prazo. Essa seria uma cobrança prévia ao vencimento, momento também de esclarecer dúvidas, se necessário.
Usar diferentes canais de comunicação A vantagem de usar e-mail é o baixo custo e o fato de que pode ser enviado para diferentes contatos. Além disso, podemos passar ao cliente, todas as informações necessárias para que ele possa concluir o pagamento. A ligação pode ser utilizada como reforço para as ações feitas anteriormente, mas é importante estar preparado para negociar, para fazer um acordo com o cliente e agendar a data de pagamento.
Frequência para a cobrança A frequência é algo que varia de acordo com o prazo que você estipula para pagamento do seu serviço. A data de pagamento pode ser definida no momento em que o cliente fecha a compra. Nesta condição, é o cliente quem escolhe a melhor data de pagamento, bem como com quantos dias de antecedência deseja receber a cobrança.
Essas são todas as etapas para a recuperação de títulos, mas o primeiro passo é uma cobrança pré-vencimento ou cobrança preventiva. Nessa matéria aqui a gente explicar melhor para você.