Blog

Seis sinais de que sua empresa precisa precisa reduzir a inadimplência

13/Feb/2023



Os efeitos da inadimplência financeira podem provocar prejuízos profundos para o setor de contas a receber de qualquer organização, já que impactam diretamente no fluxo de caixa. Alguns dos problemas recorrentes da inadimplência são o atraso no fechamento do balanço financeiro e a dificuldade de executar ações já planejadas pela empresa.

Saber como gerenciar o risco de inadimplência é essencial para minimizar o impacto financeiro! Assim, no artigo de hoje, listamos seis sinais de que a sua empresa precisa reduzir os níveis de inadimplência para se manter estável no mercado. Primeiramente, vamos ver alguns dos principais malefícios que a inadimplência pode causar.

Como-a-inadimplência-prejudica-a-empresa_.png

A partir do momento em que uma compra ou um serviço é feito e o pagamento não é realizado, o cliente se torna inadimplente – começando a afetar o fluxo de caixa da empresa para quem deve. Quanto maior a taxa de inadimplência de uma organização, maior é o desafio da gestão em manter seu orçamento equilibrado. Essa dificuldade acarreta principalmente em:

Problema em arcar com os compromissos financeiros: a inadimplência dos clientes afeta perigosamente a liquidez do caixa, criando dificuldades na hora de realizar pagamentos para seus fornecedores e colaboradores.

Impossibilita investimentos no próprio negócio: se a empresa não lucrar e nem arcar com seus próprios compromissos financeiros, também não haverá como investir no futuro da própria organização, deixando-a sem ter como evoluir no mercado.

Projeção errônea do faturamento: não é possível confiar em pagamentos futuros. Por isso, é importante fechar o mês com o valor real de faturamento, sem contabilizar os pagamentos que deveriam ter sido recebidos.

Prejudica o relacionamento com os clientes: quando a cobrança dos clientes inadimplentes não é realizada da melhor maneira, pode acabar com os laços da empresa com o cliente, dificultando ainda mais o recebimento da dívida.


Seis-pontos-chave-para-você-prestar-atenção.png

Se você está achando que seu negócio está fazendo tudo certo e mesmo assim não está vendo crescimento no mercado, é preciso parar, avaliar e refletir sobre a taxa de inadimplência. É muito provável que seja isso que esteja mantendo sua empresa para trás e causando problemas de planejamento. Veja os seis sinais que devem ser acompanhados para reduzir a inadimplência:

Estatística: entre seus clientes, qual é a porcentagem daqueles que não são bons pagadores? É preciso considerar todos: desde aqueles que atrasam em meses até aqueles que atrasam apenas alguns dias.

Proporção: depois de feita a contagem acima, qual é a proporção que esses clientes inadimplentes representam em seu faturamento? Dependendo de qual for o segmento do seu negócio, até mesmo uma pequena proporção de clientes inadimplentes pode causar prejuízos – como aqueles listados acima – para a organização.

Custo emocional: quanto do seu bem-estar custa cobrar esses clientes inadimplentes? Muitas vezes, a repetição da cobrança causa tanto estresse para quem está cobrando quanto para quem está sendo cobrado. E vale lembrar que, se a cobrança não for realizada da melhor maneira, o cliente pode se sentir insultado e prolongar a dívida.

Custo financeiro: na prática, quanto você gasta para cobrar os clientes inadimplentes? Apesar de ser possível resolver a maioria dos débitos amigavelmente, alguns deles só podem ser resolvidos judicialmente, acarretando em gastos adicionais. Por outro lado, cobrar amigavelmente também gera custos: ele consome o tempo da pessoa que é responsável pelas contas a receber e da pessoa responsável pela gestão financeira. Por isso, é preciso ver qual custo financeiro é mais barato para o seu negócio e até pensar em terceirizar a cobrança para otimizar a produtividade da empresa.

Impacto negativo no fluxo de caixa: quando o dinheiro que entra na empresa não é suficiente para arcar com os compromissos financeiros, é sinal de que aquilo que entra não equivale ao que sai – ou seja, a inadimplência está influenciando negativamente no negócio.

Falta de organização: se o próprio setor de contas a receber ou a empresa em geral não possuir um controle financeiro de seus arquivos, boletos e outros documentos, não será possível tomar qualquer iniciativa de cobrança e assim recuperar os valores devidos, já que não há registro deles.

Contratar uma assessoria de cobrança trará mais resultados para o seu negócio, através do fornecimento de diversas soluções para você reduzir a inadimplência da sua empresa. Fale conosco e conte com os profissionais treinados e experientes da Consulth para começar a recuperar os seus débitos!


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


Seis sinais de que sua empresa precisa precisa reduzir a inadimplência

Compartilhe:

Fale
Conosco

Fale
Conosco

Fale
Conosco


telefone
0800 006 1158

atendimento ao cliente
Atendimento
ao cliente

X