Mapeamento de jornada: como está a experiência do cliente?
03/Mar/2022
A busca por melhorias e por oferecer o melhor aos clientes é algo que deve ser constante em todo negócio, para que continue em crescimento e consolidado no mercado. Para isso, você precisa entender quais as necessidades do cliente e qual a experiência que ele tem em todas as etapas do atendimento na sua empresa.
O mapeamento de jornada é uma ferramenta estratégica que pode ser uma grande aliada do seu negócio, pois oferecerá uma visão geral de todos os processos. Com ele, você poderá analisar o caminho percorrido pelo seu cliente desde o primeiro contato com uma empresa até chegar ao pós-venda.
A partir dessa análise, a empresa poderá identificar o que precisa ser aperfeiçoado no planejamento estratégico. Será possível ainda entender melhor o comportamento do consumidor, verificar mudanças na experiência que é oferecida a ele e identificar possíveis falhas.
Confira alguns passos para fazer esse mapeamento:
-
Entenda seu cliente: para rastrear os movimentos do cliente, você primeiro precisa saber quem ele é. Isso envolve descobrir quais suas necessidades.
-
Identifique os canais de contato: detalhe a lista de canais com os quais seus clientes podem interagir. Assim, você terá a oportunidade de identificar a melhor forma de ouvi-los e trazer soluções que sejam resolutivas para eles.
- Mantenha seu mapa atualizado: após analisar e desenhar a jornada do cliente, tenha em mente que deverá sempre ser revisado e atualizado.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você! Fique de olho em nosso blog, nosso próximo conteúdo será sobre cobrança jurídica.