Blog

Inadimplência e os impactos causados na saúde financeira da empresa

20/Feb/2023



Como já vimos em outras publicações aqui no blog, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é a inadimplência. E, para complicar, grande parte delas não está preparada para lidar com esse problema, o que se torna uma ameaça à sustentabilidade do negócio.

No post de hoje, vamos descobrir os principais impactos que a inadimplência causa às empresas, para que assim entendamos o quanto é essencial observar o fluxo de caixa de perto, com uma gerência especializada e com estratégias elaboradas e adequadas às necessidades mercadológicas da empresa.

Como-a-inadimplência-afeta-a-credibilidade-da-sua-empresa.png

Com um controle ineficaz da inadimplência, a empresa acaba ficando endividada e tendo sua credibilidade afetada no mercado em relação às suas chances de novos negócios, parcerias e até obtenção de créditos para compras de grande valor, já que o efeito da inadimplência afasta as instituições financeiras – e isso acaba comprometendo a qualidade produtiva da companhia, que precisa investir em inovação e desenvolvimento para poder evoluir no mercado.

Por isso, é preciso negociar as dívidas, quitando primeiramente aquelas de menor valor, mas com alto risco financeiro. No entanto, também é preciso levar em consideração os juros embutidos na negociação das dívidas, pois podem ocasionar uma dívida ainda maior para a companhia no futuro.

Impactos-no-seu-quadro-de-funcionários.png

Outro problema que a falta de recursos ocasiona é a incapacidade de pagar os salários dos funcionários a tempo, influenciando na própria produtividade e motivação deles no trabalho, levando-os talvez a pedir demissão, em busca de condições melhores de emprego.

Ou, em outros casos, conforme a quantidade de inadimplentes, poderá ser necessário realizar demissões para diminuir os gastos da empresa, transformando uma empresa de 35 funcionários em uma de 25, por exemplo. Consequentemente, para não sobrecarregar os colaboradores com muitas tarefas, a empresa se vê obrigada a diminuir de porte. Com essa mudança de porte, o negócio pode perder a qualidade, não cumprir prazos e, em casos extremos, chegar à falência.

Fluxo de caixa negativo__.png

Quando um pagamento que você esperava receber não é realizado no prazo estipulado, há uma dificuldade em fazer a gestão de custos da empresa. Esse é um problema que afeta principalmente as micro e pequenas empresas, que não costumam ter um capital de giro robusto para cobrir o déficit que a inadimplência provoca, podendo, em muitos casos, levar à falência do negócio.

A incapacidade de pagar todas as despesas também afeta as grandes empresas, mas em outro nível. Primeiramente, será difícil atender a todos os pedidos de vendas, já que pode não haver dinheiro para pagar fornecedores e comprar matérias-primas para produção, por exemplo. Isso afeta diretamente no importante relacionamento entre a empresa e os consumidores que não receberam seu produto, o que acaba levando diretamente ao primeiro impacto mencionado no post: a credibilidade da sua empresa.

Todos esses impactos mencionados acabam afetando o planejamento financeiro da empresa, pois não será possível planejar futuras despesas quando não há certeza de quando os pagamentos atrasados irão entrar e a inadimplência será resolvida. Por fim, essa desorganização no planejamento acaba promovendo um efeito cascata e levando a novos prejuízos, como o corte de novas contratações, descumprimento de contratos e suspensão de investimentos.

Assim, o negócio perde em competitividade em relação aos seus concorrentes, aumentando as dificuldades da empresa de se manter no mercado. Por isso, é preciso estar sempre preparada para lidar com imprevistos, avaliar os riscos de inadimplência com antecedência e ter planos de contingência.

Fale com a nossa equipe e tenha suporte para reduzir inadimplências, recuperar créditos e organizar a saúde financeira do seu negócio!


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


Inadimplência e os impactos causados na saúde financeira da empresa

Compartilhe:

Fale
Conosco

Fale
Conosco

Fale
Conosco


telefone
0800 006 1158

atendimento ao cliente
Atendimento
ao cliente

X