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A importância das métricas e dos indicadores financeiros da empresa

11/Jan/2023



William Edwards Deming, especialista em estatística, já dizia: “Não se gerencia o que não se mede”. É justamente por isso que as métricas e os indicadores financeiros são tão importantes para saber se a empresa está tendo ou não uma boa gestão financeira. São esses números que revelam se o negócio está em uma trajetória de crescimento, se a empresa está obtendo lucros ou se você precisa rever as estratégias de venda. Outro indicador valioso é aquele que apresenta o índice de inadimplência dos clientes.

Quando as métricas são acompanhadas de perto, você tem um diagnóstico completo da saúde financeira da empresa, o que permite tomadas de decisão mais certeiras.

No post de hoje, vamos entender ainda mais a importância desse acompanhamento e conferir vários tipos de indicadores pra você ficar de olho!

Como as métricas financeiras  ajudam a otimizar a gestão_.png

Se um empreendedor olhar apenas para o faturamento e para os resultados das vendas, acreditando que somente esses indicadores são suficientes para avaliar o desempenho do negócio, pode acreditar: a gestão financeira enfrentará obstáculos pelo caminho! Isso porque, sozinhos, esses indicadores dizem muito pouco sobre a saúde financeira da empresa, dependendo de outras métricas para ser avaliada da melhor maneira. O índice de precificação, por exemplo, se não monitorado, pode fazer seu negócio vender muito e lucrar pouco – ou o contrário –, caso o preço do produto não seja compatível com o mercado.

Outro exemplo é o índice de ROI (Return Over Investment). Se a análise do retorno sobre o investimento for feita de maneira incorreta, você estará lidando com dados inconsistentes, podendo causar falhas ao investir em ações que não trazem resultados concretos.

Depois de analisar a empresa como um todo, é preciso selecionar as métricas que serão acompanhadas, escolhendo entre aquelas que mais fazem sentido para a realidade da companhia e para a estratégia da gestão. Veja abaixo alguns dos índices financeiros que devem ser monitorados.

6 métricas financeiras indispensáveis para o seu negócio.png

Fluxo de caixa:

É a métrica que permite a real visão sobre a saúde financeira da empresa, já que controla todo o dinheiro que entra e sai. Analisar o fluxo de caixa é indispensável para ter noção dos gastos e dos créditos, tomando decisões para equilibrar os dois e manter a empresa com as contas em dia.

Receita bruta e líquida:

São indicadores que mostram um panorama financeiro geral. Enquanto a receita bruta equivale ao faturamento total, a receita líquida deduz os impostos sobre os ganhos totais, apresentando um novo valor.

Ponto de equilíbrio (break even point):

É a métrica que serve para calcular quanto a empresa precisa vender para bancar suas operações sem sofrer prejuízo e sem lucrar, igualando sua receita líquida à soma de seus custos e despesas.

Margem de lucro:

É a porcentagem que o empreendedor adiciona aos custos totais do produto/serviço, definindo o quanto pretende lucrar sobre cada venda. É uma métrica essencial na precificação, garantindo que o valor cobrirá os custos e ainda estará na média do mercado.

Retorno sobre investimento (ROI):

É o indicador utilizado para ver o quanto a empresa ganhou (ou perdeu) a partir de qualquer investimento que realizou, seja em serviços, treinamentos, campanhas publicitárias ou outras atividades.

Ticket médio:

É a métrica que mostra o quanto a empresa está faturando por cliente ou também sobre cada produto ou serviço. Esse indicativo influencia no planejamento de vendas do negócio, ajudando a ver se é mais vantajoso atrair novos clientes ou aumentar o gasto por cliente.

Os principais indicadores  de inadimplência.png

Quando se fala de clientes devedores, existem alguns indicadores financeiros que podem auxiliar na gestão da cobrança. Apesar de não ser possível controlar esses índices, eles ajudam a prever certos padrões dos clientes inadimplentes.

Assim, o principal objetivo do acompanhamento de tais métricas é a contenção de riscos, criando estratégias para navegar por entre as inadimplências e as contas a receber. Confira alguns índices a seguir:

Índice de atraso geral:

Se a empresa tem conhecimento que seu cliente X tem o hábito de atrasar o pagamento, ela pode se preparar antecipadamente para não ter problemas com suas finanças. É um índice que também consegue medir o percentual de evolução dos pagamentos atrasados.

Prazo médio de faturamento:

Indica o tempo que a empresa oferece para que seus clientes realizem o pagamento das contas a prazo. Possui uma relação próxima com o risco de crédito, já que compras a prazo possuem uma tendência de gerar mais clientes inadimplentes.

Prazo médio de recebimento:

É o tempo que a empresa demora para receber o valor total de suas vendas. É uma métrica que ajuda a fazer a relação entre os ganhos e as vendas, além de auxiliar no controle mensal das contas a receber.

Taxa de conversão:

É o indicador que aponta quantos contatos com os clientes inadimplentes tiveram sucesso, ou seja, quantos acordos foram realizados para que o consumidor pague a dívida. É uma métrica que também auxilia no melhor entendimento sobre qual das formas de contato obteve mais resultado.

Conte com a equipe da Consulth para acompanhar os indicativos de inadimplência dos seus clientes e assim recuperar os créditos da sua empresa! Entre em contato e fale com a nossa equipe.


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


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