Blog

Fim de ano chegando... Como estão suas contas?

16/Oct/2019



Fim de ano é sinônimo de férias, descanso, renovação, mas para as empresas também é época de muita atenção nas contas. Décimo terceiro, festas de confraternização, impostos e afins podem acabar pesando no orçamento, especialmente se a companhia não estiver preparada. Surpresas negativas financeiras nunca cabem nos planos e podem ser um baque quando se está desprevenido. Em um cenário de fim de ano, onde o volume de trabalho costuma ser maior, deslizes ainda maiores, que comprometem inclusive o orçamento do ano que está por vir, podem ser feitos.

Como evitar esse tipo de situação? Colocar esses gastos no planejamento de início de ano da empresa é o ideal. Se já em janeiro forem considerados os gastos de novembro e dezembro, é possível realizar as movimentações e economias necessárias para não ficar de mãos vazias. Dessa forma, o empreendedor pode já guardar um valor em caixa ao longo do ano para essas ocorrências.

fimdeano-planejamento-cobrancasempresariais.jpg

E se o planejamento não foi feito?

Quando as contas já estão dando sinais de que ficarão no vermelho, a saída é buscar recursos. Negociar pagamentos de fornecedores é uma alternativa, assim como adiantar os recebimentos com os clientes. As dívidas não pagas representam um valor alto a menos em caixa. Cobrá-las ou até mesmo negociá-las é uma boa forma de conseguir dinheiro para estabilizar as contas sem sair perdendo. De qualquer forma, o fim de ano é a oportunidade perfeita para planejar o ano seguinte. Depois de realizar as devidas cobranças e de recuperar as contas, que tal começar a planejar as metas, objetivos e ônus de janeiro para frente? Com os números do ano presentes em mãos, fica mais fácil antever os próximos meses. Assim, quando a empresa voltar do feriado de Ano Novo ou das férias coletivas, as contas não só estarão em dia, como a empresa entrará num fluxo controlado desde o princípio.

Precisa de ajuda para realizar suas cobranças? Entre com contato, a equipe da Consulth está sempre à disposição!


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


Compartilhe:

Fale
Conosco

Fale
Conosco

Fale
Conosco


telefone
0800 006 1158

atendimento ao cliente
Atendimento
ao cliente

X