Blog

Como o bom atendimento ajuda na hora da cobrança?

30/Mar/2021



Dar o melhor atendimento possível ao seu cliente na hora da venda é uma regra para que você consiga fidelizar e lucrar ainda mais, não é? Por que na hora de cobrar o seu cliente essa ação pode ficar esquecida? Apesar de situações diferentes, ambas precisam do melhor atendimento para terminarem com ótimos resultados!

Conheça quais ações tornam o seu atendimento ainda melhor na hora de cobrar os clientes inadimplentes:

1) Conheça e respeite o Código do Defesa do Consumidor Faça contatos com cuidado, respeitando todas as normas de respeito ao consumidor. Não coaja, exponha, constranja ou ameace o seu devedor em nenhuma situação. Faça com que toda a equipe esteja por dentro dos artigos importantes e mantenha um relacionamento ético e transparente.

blog2.jpg

2) Treine sua equipe de cobrança Ter uma equipe bem treinada garante que todos os atendimentos respeitarão leis e regras internas da sua empresa. Dê aos seus funcionários cursos e palestras, além de treiná-los para conhecer os serviços e produtos oferecidos pelo seu negócio. Fortaleça também a importância da educação, gentileza e empatia.

Além disso, treinar o seu time sobre o cliente é importante. Envie os clientes devedores com todas as informações importantes para uma conversa sem dúvidas, como nome, histórico de compras, dados da dívida e mais!

3) A tecnologia é aliada no atendimento Automatizar processos e escolher plataformas de apoio com as melhores notas podem ser ações que vão transformar a forma e a qualidade com que a sua equipe trabalha. Além de dar mais praticidade aos atendimentos, permite ações mais assertivas, facilita a organização dos indicadores e gera tempos recordes de resolução de problemas.

blog3.jpg

4) Use diversos modelos de cobrança Cada cliente possui uma personalidade. Com ela, formas de lidar com o dinheiro, meios de comprar e jeitos de interagir. Por isso, permita que a sua equipe tenha mais de uma forma de cobrar.

Forneça canais como WhatsApp, e-mail, SMS, portais próprios, ligações e outros. Além disso, entenda os melhores horários para cada cliente e flexibilize a linguagem utilizada nos atendimentos, dependendo do ramo e posicionamento da sua empresa.

5) Esteja aberto a feedbacks Além de estar aberto para receber feedbacks dos clientes, garanta que a sua equipe saberá filtrá-los e adequar as melhorias propostas nos próximos momentos. Saber a opinião de pessoas que compram com você é uma forma importante de melhorar as suas ações e de fortalecer o relacionamento entre a sua empresa e o devedor. Ele se sente ouvido e você tem a oportunidade de crescer!

blog4.jpg

6) Negocie de forma justa Entender o lado do seu cliente na hora da negociação pode fazer a diferença! Estar a postos para ouvir e entender os motivos, criando uma negociação justa para ambos os lados (quando possível) é importante. O cliente ficará agradecido e provavelmente voltará a comprar, agora com mais responsabilidade. Já a sua empresa poderá recuperar os ativos devidos e não perderá um cliente que tem potencial para novas compras. Prazos maiores, juros menores ou outras ações possíveis: analise o que poderá acontecer e fale com a sua equipe sobre isso.

Como você faz com que contatos de cobrança tenham a melhor experiência? Implemente essas ideias e note o retorno positivo acontecendo no seu negócio! Para ficar por dentro das novidades, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.


Por: Equipe Consulth


Compartilhe: