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Cinco dicas para reduzir a inadimplência

30/Nov/2020



A inadimplência é problema em várias empresas: causa transtornos e gera impactos negativos no caixa. Para te ajudar a reduzir as taxas de devedores, trouxemos algumas dicas importantes que podem ser aplicadas no dia a dia do seu negócio.

1) Entenda o que causou o atraso

Quando você entende os motivos que fazem o seu cliente atrasar o pagamento, fica mais fácil prevê-los e encontrar soluções. É importante, também, avaliar quantos pagamentos foram atrasados, afinal, na maioria das vezes a inadimplência ocorre por motivos maiores e não por má-vontade.

2) Diferenciais para quem paga em dia

Uma forma muito efetiva de gerar menores números de atrasos é oferecer benefícios para quem paga a conta no prazo. As vantagens variam de acordo com o seu produto ou serviço e vão de descontos a pontos em cartão fidelidade. Por isso, é importante analisar e encontrar a melhor opção para o seu negócio. Assim, ficará ainda mais atrativo para o cliente efetuar o pagamento em dia (ou até mesmo antes da data).

3) Informe o vencimento previamente

Quando você informa ao seu cliente que o vencimento está próximo, ele não corre o risco de esquecer a data. Você pode garantir mais proximidade enviando um e-mail, SMS ou notificação, caso sua empresa tenha um aplicativo. Nesse aviso envie o valor, número da parcela (se houver), link ou anexo para pagamento e aviso de benefício por pagamento antecipado (se houver).

4) Esteja aberto a negociações

Quando você se dispõe a pensar no cliente, fica mais fácil encontrar opções de pagamento facilitado que sejam boas opções para ambos os lados. Lembre-se do que falamos no item 1 e exercite a empatia ao analisar o histórico de pagamento do seu cliente. Claro que você não deve prejudicar o seu negócio, mas tentar entender o outro lado facilitará que esse cliente volte a comprar e faça o máximo para se manter em dia.

5) Terceirize o seu setor de cobrança

Se você não possui uma equipe para cobrar as inadimplências de forma profissional, pense na opção de terceirizar esse setor. Assim você garante serviços de qualidade e maiores resultados de recuperação de crédito. Empresas especializadas costumam ter todo o suporte necessário para fazer cobranças de forma responsável e respeitosa. Se precisar de mais informações, conheça os nossos serviçose veja que terceirizados podem fornecer suporte para todo o processo de cobrança, indo de ligações a questões judiciais.

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Por: Equipe Consulth


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