Blog

Checklist: como reduzir os custos operacionais na prática

02/Feb/2023



Adotar estratégias de redução de custos é tão importante para a saúde financeira da empresa quanto os lucros que o negócio traz. Entretanto, é errado quem pensa que os custos operacionais envolvem somente o controle das finanças através do planejamento de um orçamento mensal e o pagamento das contas com antecedência. Até mesmo a terceirização da cobrança é importante para a redução de custos a longo prazo.

No post de hoje, montamos um checklist com oito dicas que você pode usar para otimizar a gestão de custos operacionais e garantir que sua empresa seja mais econômica, sem perder produtividade.

A-redução-efetiva-de-custos-pode-gerar-um-grande-diferencial-competitivo.png

É fato que, quando existem estratégias bem definidas dentro de um planejamento, a empresa tem mais chances de aumentar sua rentabilidade e de se destacar para os clientes. Quando a gestão dos custos operacionais é eficiente, o resultado não é diferente.

Quanto menores foram os gastos, maior poderá ser o seu investimento em melhorias para a empresa, possibilitando que o negócio saia na frente dos concorrentes através de preços mais assertivos e lucrativos, já que a precificação é definida a partir dos custos dos produtos.

O planejamento da redução de custos, tanto dos fixos quanto dos variáveis, também faz a empresa olhar mais criteriosamente para dentro do próprio negócio, no intuito de identificar processos que podem ser cortados e transformá-los em ações que trarão resultados no futuro.

Uma-equipe-engajada-é-uma-equipe-produtiva.png

Quando a empresa é clara e aberta quanto às suas estratégias de gestão, os colaboradores se sentem mais dispostos a darem voz às suas próprias perspectivas sobre gargalos na rotina de trabalho e outras possíveis reduções de custo.

Incentivar o time a apresentar suas visões é um trabalho contínuo e tais perspectivas devem ser analisadas e dadas o merecido reconhecimento pelas otimizações que foram aplicadas. Isso engaja os colaboradores e cria um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Em tomadas de decisão mais administrativas é preciso demonstrar para a equipe como a redução de custos será importante para a empresa e para cada profissional envolvido, criando um elo de confiança entre as partes.

8-dicas.png

Agora, vamos para a checklist! Comece a fazer planos de redução de custos envolvendo as dicas abaixo:

Fazer o mapeamento dos processos: o primeiro passo é passar por todos os setores da empresa e conversar com os líderes de cada área, entendendo como certos processos impactam no caixa e também identificando possíveis gargalos. A partir disso, pode-se realizar ações estratégicas para reduzir gastos em excesso. Um exemplo é a observação de que, se a empresa gastar muito com ligações telefônicas, talvez seja melhor começar a fazer chamadas de voz gratuitas pelo WhatsApp.

Fugir dos desperdícios: certos gastos com energia elétrica, água e outros materiais devem ser evitados não somente para reduzir custos, mas também para promover ações de sustentabilidade. Elaborar campanhas de conscientização, como economia de energia e preservação do meio ambiente, desperta nos colaboradores uma consciência voltada para evitar desperdícios. Que tal trocar os copinhos plásticos de café por uma caneca personalizada para cada colaborador? No fim, todos saem ganhando!

Otimizar o estoque: o estoque merece muita atenção quando se fala em gestão de custos operacionais, pois seu mau gerenciamento acarreta em um aumento significativo de despesas através da manutenção de itens encalhados ou até mesmo fora do prazo de validade.

Ficar atento ao maquinário: além de aparelhos antigos consumirem mais energia elétrica, é mais provável que eles não apresentem o desempenho mínimo esperado. É preciso calcular a depreciação do maquinário e gerenciar a aplicação efetiva de manutenções preventivas e preditivas.

Investir em automação e tecnologia: ainda com relação ao item anterior, também é preciso verificar a possibilidade de substituir o maquinário antigo por algum mais novo e tecnológico, que traga mais agilidade e retorno financeiro à empresa. Outra ideia é investir em softwares de gestão, que automatizem tarefas mais simples.

Melhorar a relação com fornecedores e renegociar contratos: uma estratégia é solicitar pelo menos três orçamentos antes de comprar um equipamento, escolhendo por produtos e serviços com o melhor custo-benefício para a companhia. Quando se encontra um bom fornecedor, também é possível fazer parcerias para adquirir condições especiais de pagamento. Outra ideia é reavaliar os contratos vigentes, levando em conta fatores como custo, prazo de entrega e qualidade do insumo, para analisar se é melhor descartá-lo ou mantê-lo.

Verificar disponibilidade de trabalho remoto: certos custos fixos, como luz, água, internet, materiais de escritório e equipes de manutenção, podem ser evitados se o seu negócio oferecer aos colaboradores a possibilidade de trabalho remoto ou o aluguel de um espaço de coworking.

Terceirizar serviços: a terceirização é capaz de diminuir os custos de manter uma equipe completa de empregados para realizar um mesmo serviço. A terceirização da cobrança de inadimplentes, por exemplo, é uma dica para reduzir os custos operacionais do setor de contas a receber.

A Consulth pode ajudar você nisso! Nossos serviços personalizados de cobrança contam com soluções inovadoras que fazem seu setor de contas a receber não perder a qualidade – só aumentar!

Implemente essas ideias e note o retorno positivo acontecendo no seu negócio!


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


Checklist: como reduzir os custos operacionais na prática

Compartilhe:

Fale
Conosco

Fale
Conosco

Fale
Conosco


telefone
0800 006 1158

atendimento ao cliente
Atendimento
ao cliente

X