Blog

5 dicas para otimizar a produtividade de uma equipe enxuta

28/Jun/2018



Descubra como melhorar os processos em um quadro reduzido de colaboradores.

Em um mercado competitivo, muitas vezes uma das medidas necessárias para reduzir custos é o corte no quadro de colaboradores. Trabalhar com uma equipe enxuta é um desafio, mas com uma gestão eficiente e uma reestruturação na metodologia de trabalho, é possível cumprir as metas traçadas e alcançar os resultados esperados.

Confira 5 dicas valiosas que ajudarão nessa missão:

Estabeleça metas

Uma equipe que não tem os mesmos objetivos ou que não tem metas definidas, se mantém mais focada em processos do que em resultados. Para garantir produtividade é preciso que todos conheçam o direcionamento estratégico da empresa.

Evite o retrabalho

Estar por dentro de todas as etapas do processo e entender que é um trabalho em equipe, é essencial. A falta de atenção causará o retrabalho e atrasos na entrega dos projetos. O resultado disso? Um dia nada produtivo.

Pense como equipe

É preciso pensar como equipe e agir como equipe. Não deixe de entrar em ação imediatamente quando uma falha surgir, já que isso pode prejudicar o resultado final. A melhor maneira é conversar e propor melhorias quando algo não está funcionando como deveria.

Pausa para o cafezinho

Engana-se quem pensa que produtividade e descanso não combinam. Pausas regulares ajudam a melhorar a concentração e aumentar a produtividade.

Menos reunião, mais ação

Reuniões exigem tempo e deslocamento, algo que pode atrapalhar (e muito!) uma equipe enxuta. O ideal é reduzir a quantidade de reuniões e o tempo de duração, definir a pauta com antecedência e divulgar à equipe os tópicos que serão discutidos.

O desafio pode ser grande, mas com uma boa liderança é possível garantir produtividade no dia a dia e alcançar grandes resultados. Para isso, um líder também deve saber como manter sua equipe motivada, principalmente nos momentos de crise. Veja dicas de como fazer isso nesse artigo sobre como administrar em tempos de recessão.

Quer receber outras dicas para o seu negócio? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos e novidades


Por: Equipe Consulth


Compartilhe:

Fale
Conosco



0800 006 1158


Negocie
suas dívidas
AQUI


atendimentocliente
@consulth.com.br


Atendimento
ao cliente

X