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4 formas de otimizar o departamento de contas a receber

12/Dec/2022



São consideradas contas a receber as cobranças e entradas de dinheiro que vão compor o caixa do negócio, garantindo o desenvolvimento financeiro da empresa ao longo do tempo. É exatamente por isso que a gestão de contas a receber é tão essencial para o sucesso de um negócio quanto a quantidade de clientes que ele tem, já que essa gestão possui um impacto direto nos lucros da empresa.

Para otimizar os processos e não correr o risco de ter prejuízos no fluxo de caixa, é preciso encontrar métodos e ferramentas que ajudem a controlar os recebíveis e prever possíveis obstáculos no caminho, como a terceirização de cobrança. Dessa forma, fica mais fácil ter o tempo necessário para fazer uma análise efetiva das contas a receber.

Os riscos de uma gestão ineficiente.png

Na maioria das situações, as dificuldades do setor de contas a receber só são percebidas quando surgem inadimplências, mas elas também podem surgir quando o cliente paga e a entrada do crédito não é contabilizada. Nesse caso, o problema está relacionado à falta de organização e controle das finanças.

A demora para identificar pagamentos e valores ou a falta de comunicação com os clientes acabam ocasionando dificuldades na hora de acompanhar informações ou até mesmo gerar cobranças indevidas. Isso acaba gerando uma má reputação para a empresa, além de gastos desnecessários tanto de tempo quanto de recursos.

Não ter a estrutura para lidar com tais imprevistos ou para preparar a equipe para esses momentos desafiadores é outra característica de uma gestão ineficiente. O maior risco dessa falta de organização é que a própria empresa fique inadimplente, sem conseguir cumprir suas próprias obrigações financeiras.

Como organizar o setor de  contas a receber.png

Os problemas citados ocorrem, em sua maioria, justamente pela falha de comunicação entre gestor e funcionários. Esses erros acabam levando não somente à queda de produtividade, mas também a problemas de clima organizacional.

Ter uma comunicação aberta e direta com os colaboradores e incentivar a parceria e a cooperação entre eles fazem com que todos se sintam, de fato, parte de uma equipe eficaz que ajuda uns aos outros.

Outra dica para aprimorar o setor é atualizar a equipe sobre novas ferramentas e formas de trabalho que, além de melhorarem a organização do trabalho, otimizem as suas funções. Investir em capacitações na área, como matemática financeira, gestão de planejamento e estratégias para análise de crédito, é um caminho que pode melhorar a eficiência do setor!

As nossas dicas para otimizar a  gestão de contas a receber.png

Oriente a equipe a ter uma abordagem de cobrança mais empática:

É importante que a pessoa responsável por fazer as cobranças se coloque no lugar de quem está do outro lado e tente compreender o porquê dos atrasos. É importante mostrar que a empresa não trate seu devedor como apenas mais um, mas como alguém que merece receber atenção especial. Essa forma de abordagem dá um peso mais leve para a cobrança e abre espaço para que o inadimplente se programe melhor e até mesmo tenha um respeito dobrado pela empresa. Você pode ler mais sobre como fazer a cobrança de inadimplentes nessa outra notícia aqui.

Organize as demandas da equipe:

O alinhamento das tarefas é essencial para uma melhor organização do fluxo de trabalho dentro do setor. Uma boa forma de organizar as demandas é dividir as cobranças de acordo com as habilidades específicas e a disponibilidade de cada colaborador, coordenando metas para serem alcançadas. Incentivar o trabalho em equipe, além de unir as pessoas, contribui para um trabalho mais ágil e focado, fazendo toda a diferença na performance da empresa!

Conte com as ferramentas certas para otimizar as cobranças:

Para auxiliar o trabalho da equipe, a utilização de um sistema de gestão integrado, com interfaces personalizadas para cobrança, é muito importante! Além disso, certas ferramentas automatizadas ainda podem realizar transações e coletar informações para pagamentos por conta própria, liberando tempo para os funcionários desempenharem outras tarefas.

E tem mais: você também pode optar por contratar serviços terceirizados de cobrança, como a Consulth, que possui profissionais dedicados a trazer os melhores resultados para o seu negócio.

Se quiser mais dicas, você pode ler essa matéria aqui, onde separamos cinco estratégias para melhorar, na prática, o controle de contas a receber.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você colocar em prática essas dicas e assim ter uma gestão mais eficiente! Entre em contato com nossa equipe e descubra como nossas soluções empresariais podem ajudar o seu negócio a prosperar.


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


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