Blog

10 passos simples para evitar impactos negativos no fluxo de caixa

07/Dec/2022



Terminar o mês com o fluxo de caixa negativo é uma experiência assustadora para qualquer empreendedor, principalmente para os donos de pequenas empresas. Se os administradores da empresa não souberem como enfrentar esse problema, podem acabar levando o negócio à falência. No post de hoje, vamos descobrir algumas soluções para reverter o fluxo de caixa que está no vermelho. Aqui já vai um spoiler: a cobrança empresarial é uma ferramenta importante nesse processo.

Primeiramente, é importante ter em mente que monitorar e interpretar o fluxo de caixa é como monitorar o seu próprio pulso: é uma verificação crucial da saúde do negócio.

O-cálculo-do-capital-de-giro-é-essencial-na-análise-do-fluxo-de-caixa.png

Para descobrir o capital de giro exato de uma empresa, é preciso subtrair da disponibilidade de caixa todas as despesas e obrigações financeiras e tributárias.

Podem ser consideradas despesas os custos fixos, como contas de água, luz e internet, salários e encargos de funcionários, pagamento de empréstimos e fornecedores, aluguéis etc. Já a disponibilidade de caixa envolve todos os recursos que podem ser convertidos em liquidez, como contas a receber e aplicações financeiras, por exemplo.

Fazer esse cálculo significa ter uma análise rápida da liquidez dos negócios no futuro. Ter um capital de giro suficiente facilita as próximas operações e transações comerciais que o negócio fará. Porém, se a análise mostrar que o capital de giro é insuficiente, o empreendedor toma conhecimento prévio sobre problemas que pode vir a ter em relação a sua saúde financeira.

Quais-as-causas-do-fluxo-de-caixa-negativo_.png

Existem diversas razões pelas quais o fluxo de caixa pode ficar no vermelho. Veja algumas delas:

Inadequação de preços: a precificação pode ser um dos motivos para diminuir o fluxo de caixa quando você cobra muito baixo ou muito alto pelos produtos ou serviços. E quando não há venda, não existe dinheiro suficiente em caixa para arcar com os custos do negócio.

Gastos inesperados: uma manutenção não prevista de um equipamento, compras urgentes de certos insumos e adequações na empresa para atender novas legislações, por exemplo, são certamente gastos inesperados que, se você não tiver um fundo emergencial, pode afetar negativamente o fluxo de caixa da empresa.

Endividamento: para manter suas atividades e um bom posicionamento no mercado, recorrer a empréstimos e financiamentos pode ser uma saída. Entretanto, se a empresa perder o controle dos pagamentos que devem ser feitos, pode ser engolida por juros e começar a acumular dívidas.

Processos ineficientes: quando não há um controle adequado das despesas, do estoque e das vendas, entre outros, alguns dados podem não ser contabilizados. Assim, não dá para saber exatamente quanto entrou ou saiu do caixa da empresa e também fica difícil planejar adequadamente os próximos gastos da empresa.

Outro grande problema que pode levar uma empresa a ficar com o fluxo de caixa negativo são os clientes considerados inadimplentes.

A-importância-de-uma-cobrança-efetiva.png

Quando falamos de inadimplência e fluxo de caixa, uma dívida com mais de 30 dias já pode ser considerada um prejuízo para a empresa. A taxa de inadimplência pode ser calculada através da somatória de todos os débitos em aberto nos últimos 90 dias, dividindo o valor obtido pelo total de cobranças exercidas no mesmo período e multiplicando por 100.

Um exemplo prático: nos últimos 3 meses, a empresa teve um total de R$ 12.000,00 de boletos em atraso, enquanto as vendas a prazo totalizaram R$ 100.000,00. Ao fazer o cálculo, a taxa de inadimplência resulta em 12%.

Uma boa gestão com os clientes inadimplentes, além de melhorar o relacionamento com eles e garantir sua fidelidade, ajuda a empresa a acompanhar as suas contas atrasadas e evitar que o fluxo de caixa diminua ou fique negativo por muito tempo.

Como reverter o fluxo de caixa no vermelho?

Se a sua empresa estiver com problemas no fluxo de caixa, o primeiro passo é analisar a situação com cautela. Existem soluções que podem resolver esse problema e ajudar você a respirar tranquilo com a saúde financeira do negócio.

Em relação à cobrança:

 Acompanhe as contas atrasadas diariamente. Quanto menor o tempo de atraso, mais fácil a negociação com o devedor.

 Atualize os dados de contato dos clientes sempre que possível, além de fazer a análise de crédito de clientes em potencial.

 Invista em uma comunicação de cobrança amigável por chatbots, WhatsApp e e-mail.

 Não esqueça de emitir a Nota Fiscal – ela é um documento que oferece a segurança jurídica para sua empresa.

 Reserve uma parte da sua receita para períodos de inadimplência.

Em relação à empresa:

 Precifique corretamente seus produtos e serviços em relação ao preço da concorrência, seus custos de operação e a margem de lucro desejada.

 Examine suas despesas para ver se alguma pode ser reduzida ou até mesmo eliminada.

 Crie uma reserva de emergência para cobrir despesas inesperadas.

 Faça um bom gerenciamento do seu fluxo de caixa, registrando todas as informações constantemente e mantendo um plano de contas organizado e detalhado.

 Investir em softwares de gestão especializados em controlar o fluxo de caixa.

Mais uma forma de evitar problemas é contar com o apoio de profissionais especialistas. Aqui na Consulth temos uma equipe especializada em cobranças, que pode ajudar você a analisar com mais facilidade o fluxo de caixa do seu negócio.


Equipe Consulth

Por: Equipe Consulth


10 passos simples para evitar impactos negativos no fluxo de caixa

Compartilhe:

Fale
Conosco

Fale
Conosco

Fale
Conosco


telefone
0800 006 1158

atendimento ao cliente
Atendimento
ao cliente

X