Risco financeiro: os principais tipos e como estruturar uma gestão eficiente
20/Oct/2022
Você notou que sua empresa alcançou um patamar de estagnação, sem crescimento visível e sustentável? Esse pode ser um grande sinal de que a gestão não está sendo efetiva e isso pode contribuir para causar um risco financeiro ao seu negócio!
Para uma gestão eficiente, é necessário elaborar metas e indicadores que vão ao encontro dos objetivos da sua empresa! E esse é um dos assuntos que trouxemos hoje, com dicas para aplicar no seu negócio.
Antes de saber mais sobre como estruturar uma gestão eficiente, vamos ver sobre os principais tipos de risco financeiro, para saber como identificá-los e, claro, como evitá-los.
Os principais tipos de risco financeiro
Risco de crédito: esse é um risco relacionado à possibilidade de o cliente não realizar o pagamento do serviço. Podemos mencionar como exemplo o risco que uma venda a prazo oferece, trazendo como possível consequência a inadimplência e, assim, prejudicando o fluxo de caixa da sua empresa.
Além disso, isso pode trazer problemas para pedidos de empréstimo no futuro, já que algumas empresas podem ter essa opção como suporte para expandir sua operação.
Risco de liquidez: aqui entra a dificuldade ou facilidade de recuperar o dinheiro investido, para a disponibilidade de obter recursos para cobrir obrigações imediatas. Em casos de grandes companhias de capital aberto, a prioridade deve ser sempre pagar proprietários e investidores.
Risco operacional: os riscos operacionais podem ocorrer tanto por falhas humanas como de sistemas, processos e outros fatores. Esse risco é difícil de ser previsto, por isso é fundamental ter uma gestão organizada! A tecnologia pode ser uma grande aliada para evitar os erros humanos e garantir otimização máxima.
Risco legal: esse tipo de risco envolve o descumprimento de acordos, portanto, reforçamos a importância de sempre ter um acordo por escrito e, além disso, buscar regulamentações, certificados e autorizações.
Agora que você já viu sobre os principais tipos de risco financeiro, confira algumas dicas de como estruturar uma gestão eficiente.
Planejamento é a chave: esse é o primeiro e fundamental passo para uma gestão eficiente na sua empresa! Para isso, é necessária uma análise do cenário atual do seu negócio e uma visão a médio e longo prazo, o que servirá como direcionamento para alcançar metas e objetivos. O planejamento envolve também uma análise do workflow da sua equipe, o que inclui objetivos específicos para cada departamento.
Organização sempre: após a delegação de tarefas e responsabilidades, aqui entra o planejamento como ferramenta para a execução dos objetivos. Para isso, é preciso definir as etapas que deverão ser cumpridas, para evitar a perda de prazos e conseguir a entrega dos materiais.
Liderança deve ser explorada: para uma gestão eficiente, também é preciso contar com bons líderes, que desempenharão papel fundamental na motivação da equipe e no acompanhamento próximo da execução das tarefas.
Contar com o suporte de uma empresa com expertise: ao contratar uma empresa especializada em soluções empresariais, você tem o suporte de profissionais preparados para enfrentar qualquer desafio, seja qual for o seu cenário atual e a etapa do seu negócio. Conte com a Consulth para alcançar grandes resultados!
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você evitar riscos financeiros e colocar em prática essas dicas para uma gestão eficiente! Entre em contato com nossa equipe e descubra como nossas soluções empresariais podem ajudar o seu negócio a prosperar!