Previsão de inflação do mercado financeiro sobe em 2023
06/Oct/2023
Quem é empreendedor sabe que acompanhar constantemente o mercado financeiro é uma tarefa que envolve uma mente estratégica, onde a busca por ações permite prevenir e proteger o patrimônio do negócio. Hoje compartilhamos um conteúdo para você que busca se manter sempre atualizado e que opta por saber a fundo sobre tudo o que acontece no mercado financeiro.
Iniciaremos falando sobre a meta para inflação, que garante a estabilidade de preços no País. Confira os passos de como funciona:
-
O Conselho Monetário Nacional estabelece a meta anual;
-
Para manter a inflação sob controle, o Copom (Comitê de Política Monetária) define a meta da taxa Selic;
-
O Banco do Brasil realiza operações de mercado aberto (compra e venda de títulos públicos) para influenciar a taxa Selic;
-
A taxa Selic, por meio de diversos canais na economia, afeta a inflação.
De acordo com o próprio Banco Central, o regime de metas para a inflação envolve os seguintes elementos:
-
Conhecimento público e prévio da meta;
-
Autonomia do Banco Central na adoção das medidas necessárias para o cumprimento da meta;
-
Comunicação transparente e regular sobre os objetivos e justificativas das decisões da política monetária;
-
Mecanismos de incentivo e responsabilização/prestação de contas para que a autoridade monetária cumpra a meta.
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Copom. A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado e é o maior índice desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.
A inflação ficou fora do intervalo de tolerância em sete anos: 2001, 2002, 2003, 2015, 2017, 2021 e 2022. A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 6,05% para 6,02% em 2023.
Segundo o BC, “A chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 83%. A projeção do mercado para o índice de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto porcentual.”.
Tudo isso acaba influenciando no aumento de casos inadimplentes no Brasil e, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, cerca de 6,5 milhões de empresas se encontravam com pendências financeiras até abril de 2023, o que representa um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A pesquisa revela que o número de empresas inadimplentes no Brasil atingiu seu recorde. Segundo o estudo, o valor total das dívidas também aumentou, atingindo R$ 117,5 bilhões (um crescimento de 17,8% em comparação a 12 meses atrás).
Nós trazemos essas e mais informações no nosso panorama das empresas inadimplentes, segundo dados coletados até abril/2023. Baixe o material gratuitamente!
Conforme o Banco Central afirma, “Pessoas que se planejam, poupam e investem, participam do esforço de reduzir a taxa de juros estrutural da economia. Mais educação financeira permite menor custo do crédito, menos inadimplência e o combate do superendividamento.”.
A Consulth é uma empresa de cobrança empresarial que está entre as maiores do País, especializada em auxiliar os clientes na recuperação de créditos, evitando a inadimplência. Com uma abordagem estratégica e personalizada para cada perfil de cliente, nossos profissionais oferecem soluções inovadoras e personalizadas para o seu negócio.
Entre em contato e conheça mais sobre o nosso serviço!