Cobrança amigável: estratégias para melhorar seus resultados
29/Aug/2022
Podemos dizer que a cobrança amigável é a melhor alternativa para a recuperação de créditos, pois o objetivo é buscar a melhor negociação sem deixar de lado o relacionamento respeitoso e ético. Já aconteceu de você tentar uma negociação amigável e, ainda assim, acabar perdendo o cliente ou mesmo causar algum tipo de atrito no relacionamento?
Para que isso seja evitado é fundamental contar com profissionais especializados, que terão o conhecimento estratégico para realizar uma abordagem que vá de acordo com o perfil do cliente. É preciso se mostrar disposto a resolver o problema, apresentando soluções e alternativas viáveis para o cliente inadimplente.
Além disso, conhecer as melhores estratégias para diferentes cenários contribuirá para aumentar ainda mais as chances de recuperação de valores da sua empresa.
Confira algumas dicas que preparamos para uma cobrança amigável:
Conheça o seu cliente
A primeira coisa fundamental é conhecer o seu cliente — dessa forma, você conseguirá identificar sua maior dificuldade, as chances de realizar o pagamento e ainda mostrará que você está disposto a ajudá-lo a quitar suas dívidas. Com isso, você terá as informações necessárias para saber qual a melhor estratégia a ser aplicada em cada caso. Conhecer o cliente é importante para traçar um planejamento de ações eficiente.
Tenha conhecimento das leis
Uma cobrança amigável não quer dizer que é possível desconsiderar as leis — pelo contrário, é preciso ter conhecimento delas para que todo o processo seja feito respeitando o Código de Defesa do Consumidor. Você precisa saber que nenhuma forma de coação ou constrangimento pode ser utilizada. Além disso, o assunto só pode ser discutido com o próprio cliente inadimplente. Esse Código aborda mecanismos que impedem práticas abusivas por parte dos cobradores. Cumprir a lei é uma obrigação e ainda coloca sua empresa como séria e ética!
Prepare-se para cobrar as dívidas
Depois que você conheceu o seu cliente, como visto no primeiro item do conteúdo de hoje, você precisa se preparar. Mostre a ele que você entende a situação, esteja disposto a ouvi-lo e apresente possibilidades para a resolução do problema. Reúna todas as informações possíveis antes de realizar a cobrança, como produtos comprados ou serviços contratados, valores, vencimento e o que tinha sido acordado sobre o pagamento. Com tudo isso em mãos, defina qual a melhor abordagem a ser utilizada, considerando as características e especificidades de cada caso.
Respeito sempre em primeiro lugar
Lembre-se que sua relação com o cliente não termina no momento da cobrança, por isso seja respeitoso e utilize uma linguagem amigável e próxima. Dessa forma, você mantém o bom relacionamento sem ofender seu cliente. Vale lembrar que o Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor diz que, na cobrança, o cliente não pode ser constrangido, humilhado ou difamado.
Saiba fazer uma boa negociação
Esteja disposto a negociar, afinal, seu cliente pode ter apenas esquecido de realizar o pagamento uma única vez ou pode ser por falta de dinheiro. Então apresente opções e facilidades, como desconto ou parcelas. Entender o perfil do cliente ajuda a realizar uma negociação ainda mais eficiente e que seja benéfica para os dois lados!
Conte com a equipe da Consutlh para recuperar os créditos da sua empresa! Contamos com profissionais especializados em diferentes abordagens de cobrança. Confira as cinco vantagens de contratar uma empresa de soluções empresariais.