Blog

Perspectivas econômicas para 2026: o que as empresas precisam saber para planejar o próximo ano

Perspectivas econômicas para 2026: o que as empresas precisam saber para planejar o próximo ano

10/12/2025



A economia brasileira entrará em 2026 carregando expectativas de desaceleração moderada do PIB, ajustes graduais em juros e desafios no crédito: cenário que exige atenção redobrada às projeções econômicas, ao planejamento financeiro empresarial, ao aumento do risco de inadimplência e à necessidade de estratégias mais maduras de gestão. Este artigo traz uma análise objetiva sobre o que CEOs e gerentes precisam acompanhar para preparar suas operações com segurança e visão de futuro.

Leia Mais
Inadimplência em alta: confira estratégias para minimizar riscos financeiros da sua empresa

Inadimplência em alta: confira estratégias para minimizar riscos financeiros da sua empresa

20/11/2025



A inadimplência no Brasil alcançou, em 2025, um dos patamares mais preocupantes dos últimos 8 anos. Segundo a CNDL e o SPC Brasil, mais de 71,3 milhões de brasileiros estão negativados, representando 42,9% da população adulta. Esse número mostra não apenas o aumento da pressão sobre as famílias, mas também os impactos diretos sobre empresas que dependem de pagamentos em dia para manter o fluxo de caixa saudável. Por isso, pensar em gestão de inadimplência, estratégias de cobrança e recuperação de crédito deixou de ser opção: tornou-se uma prioridade estratégica para mitigar riscos financeiros.

Leia Mais
Da pré-venda à cobrança: por que a jornada do cliente influencia a inadimplência B2B

Da pré-venda à cobrança: por que a jornada do cliente influencia a inadimplência B2B

13/10/2025



Quando pensamos em inadimplência B2B, é comum associar o problema apenas ao momento da cobrança. No entanto, o risco de um cliente deixar de honrar seus compromissos começa muito antes — já no primeiro contato comercial com a pré-venda, passa pela negociação e continua na pós-venda. Ou seja, a inadimplência é consequência de toda a jornada do cliente com a sua empresa.

Leia Mais
O que a empresa pode (e não pode) fazer legalmente na hora de cobrar clientes inadimplentes

O que a empresa pode (e não pode) fazer legalmente na hora de cobrar clientes inadimplentes

10/09/2025



A cobrança legal B2B exige um equilíbrio cuidadoso entre a defesa dos direitos do credor e o cumprimento da legislação de cobrança. Recuperar valores em aberto é um direito legítimo da empresa, mas a forma como essa cobrança é realizada pode determinar não apenas o sucesso financeiro da operação, como também a preservação da relação comercial e da reputação da organização.

Leia Mais
Quando é a hora certa de acionar a cobrança judicial?

Quando é a hora certa de acionar a cobrança judicial?

18/08/2025



Neste artigo, vamos analisar quando é o momento certo de recorrer à via judicial, quais os cuidados necessários e como uma assessoria especializada pode tornar esse caminho mais seguro e eficiente.

Leia Mais

Fale
Conosco

Fale
Conosco

Fale
Conosco


telefone
0800 006 1158

atendimento ao cliente
Atendimento
ao cliente

X